Renavam 2021: Consulta, Valor, Tabela e Como Pagar

Um documento fundamental para os proprietários de veículos no Brasil, o RENAVAM 2021 precisa ser renovado anualmente, conforme o calendário. Desse modo, a renovação acontece após o pagamento do licenciamento, cobrado pelos órgãos estaduais. Além disso, o código RENAVAM 2021 é utilizado para identificar o veículo de forma única, não podendo ser usado para outro veículo. Confira a seguir tudo sobre o assunto.

RENAVAM 2021

O que é o RENAVAM

O Registro Nacional de Veículos foi criado há mais de 30 anos como uma forma de unificar o cadastro dos veículos em circulação no Brasil.

Com isso, o DENATRAN utiliza o RENAVAM como um código de informações sobre cada um dos automóveis, coibindo assim possíveis fraudes e circulação de veículos em situação irregular.

Para manter o registro atualizado os proprietários precisam fazer o pagamento anual do licenciamento, que é definido conforme o tipo do veículo e o porte.

Após o pagamento, o dono recebe em sua casa a documentação atualizada e válida para o próximo ano. Em casos de falta de pagamento do RENAVAM 2021, é possível que o carro 2021 sofra busca e apreensão.


Fazer consulta do código RENAVAM 2021

É possível para o dono do veículo faça a consulta do RENAVAM 2021 por diversos motivos, como verificação de multas ou situação dos impostos e seguros.

Para isso, é preciso acessar o site do Detran do estado onde o veículo tá registrado e informar a placa e o código RENAVAM.

O serviço pode ser acessado a qualquer momento e apresenta toda a situação cadastral do veículo, incluindo as data de pagamento do IPVA 2021 e do seguro obrigatório.

O site do Detran de todos os estados seguem um padrão de endereço, o que facilita a procura dos contribuintes. Portanto, para acessar o site do Detran do seu estado, siga este modelo:

  • www.detran.sigladoestado.gov.br


Valor do imposto anual

Assim como foi informado anteriormente, cada estado define o valor que deve ser cobrado para a renovação do RENAVAM 2021. Desse modo, para o condutor ter a informação de quanto deve pagar neste ano, é preciso fazer a consulta no site da seguradora Líder, administradora do seguro obrigatório.

No site da seguradora você terá acesso aos valores e prazos de pagamento, conforme o número final da placa e o estado de residência. A consulta não exige a informação da placa ou de chassi e código RENAVAM.

Portanto, confira abaixo o passo-a-passo para consultar o valor do RENAVAM 2021:

  • Acesse o site da Seguradora Líder e, no menu “Seguro DPVAT”, selecione a opção “Calendário do pagamento”;
  • Na tela seguinte será necessário informar o ano, UF, número final da placa, e forma de pagamento;
  • Após isso, clique no botão “Consultar” e aguarde alguns segundos, a informação detalhada já estará na sua tela.


Tabela de pagamento do RENAVAM 2021

O RENAVAM 2021 possui uma tabela de pagamento estipulada conforme cada tipo de veículo. Ou seja, cada modelo de automóvel possuí um valor diferente.

Nos últimos anos esse valor sofreu uma redução significativa, deixando assim de representar uma boa parcela dos tributos anuais.

✓  Veja como obter a 2º via do IPVA dos seguintes estados:

Ademais, confira abaixo a tabela do RENAVAM 2021. Vale lembrar que essa tabela pode sofrer atualizações, então é importante que você siga acompanhando as nossas publicações para manter-se informado:

​​​​TIPO DE VEÍCULO CATEGORIA ​​​ VALOR A PAGAR
EM REAIS
​​​​​​​​ Automóveis e camionetas ​​particulares / oficial, missão diplomática, corpo consular e órgão internacional 1 5,23
Táxis, carros de aluguel e aprendizagem 2 5,23
Ônibus, micro-ônibus e lotação com cobrança de frete (urbanos, interurbanos, rurais e interestaduais) 3 10,57
Micro-ônibus com cobrança de frete mas com lotação não superior a 10 passageiros e Ônibus, micro-ônibus e lotações sem cobrança de frete (Urbanos, Interurbanos, Rurais e Interestaduais) 4 8,11
Ciclomotores​ ​8
5,67
Motocicletas, motonetas e similares 9 12,30
Caminhões, caminhonetas tipo “pick-up” de até 1.500 Kg de carga, máquinas de terraplanagem e equipamentos móveis em geral (quando licenciados) e outros veículos 10 5,78
Reboque e semirreboque Isento (seguro deve ser pago pelo veículo tracionador)


Onde pagar

Com os aplicativos e sites de serviços para o RENAVAM 2021, o pagamento do imposto se tornou algo bem mais fácil de fazer.

Desse modo, após emitir a guia de pagamento do seguro, o proprietário pode quitar o valor até mesmo em casa, através do Internet Banking, ou do app do banco onde possui conta aberta. Como exemplo, pagamento online pelo Bradesco IPVA 2021.

Ademais, quem prefere seguir fazer o pagamento da maneira tradicional, é possível efetuar o débito do boleto em diversas agências bancárias e lotéricas por todo o país.

É interessante que o documento ainda esteja dentro do prazo de vencimento quando você for pagar, a fim de evitar transtornos e cobrança de juros.


Avaliações do Editor e Leitores

Alguma dúvida? Faça um Comentários

comments