CNH COM CHIP 2019: CNH Cartão com Chip, Emissão, Detran

O Governo Federal juntamente com os Detran’s de todos os estados brasileiros vem realizando mudanças nos sistemas prestados aos motoristas. Desta vez, a novidade é na carteira de habilitação. Agora, terá a CNH com CHIP 2019. Ainda não sabe como irá funcionar? Então continue conosco e veja mais informações sobre a CNH com CHIP 2019!

CNH com CHIP 2019

CNH com CHIP 2019 

Com o avanço da tecnologia, O Governo brasileiro vem se inovando e modernizando os seus serviços prestados aos cidadãos. 

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai mudar novamente e abandonar o formato em papel para virar um cartão de plástico com microchip, que reunirá informações do motorista.

Este novo modelo de carteira de habilitação deve reduzir as fraudes e aumentar ainda mais a durabilidade do documento, além de possibilitar a integração com outros países. 

➤ Confira o novo valor do IPVA SP 2019 

Segundo informações já divulgadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a CNH com CHIP 2019 também poderá servir para pagamento de pedágio ou transporte de ônibus e metrô, controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica (com cadastro das digitais no chip).


Quando a CNH com CHIP 2019 será aplicada?

A CNH com CHIP 2019 terá que ser feita por todos os motoristas brasileiros a partir de 2019. Ou seja, os departamentos de trânsito dos estados e do Distrito Federal têm até 1º de janeiro  de 2019 para se adequar ao novo modelo da CNH. 

➤ Veja quais os principais lançamentos de carros 2019

A partir de 2019, as Carteiras de Motoristas já poderão ser emitidas no novo formato. Os condutores que já são habilitados farão a troca da CNH no momento da renovação.

O órgão afirma que os valores de emissão do documento são de competência dos Detrans dos Estados e do Distrito Federal.  

Sobre o valor para tirar ou renovar a CNH com CHIP 2019, nenhuma informação foi divulgada. Porém, sabemos que o Detran de cada estado brasileiro é o principal responsável por definir o valor no momento da adoção da tecnologia. Sendo assim, acesse o site oficial do Detran de seu estado para saber mais informações sobre! 


Emissão da CNH com CHIP 2019 

A forma de tirar a CNH com CHIP 2019 será a mesma utilizada atualmente com a do documento ainda em papel. 

Abaixo, veja como funcionam todas as etapas:

  • Cadastro no Detran do seu estado: Você deverá se dirigir ao Detran da sua região para realizar o seu cadastro. Muitos Detrans oferecem esse serviço online;
  • Coleta da Biometria: Alguns estados já estão exigindo a coleta das suas digitais, então, se informe;
  • Exame Médico: Exame obrigatório para avaliar a aptidão física e mental do cidadão;
  • Avaliação psicológica: Você deverá fazer esse exame em uma clínica credenciada do Detran;
  • Autoescola: Matricule-se em uma Auto Escola e inicie as suas aulas;
  • Prova teórica: Depois do curso realizado, será obrigatório a realização da prova teórica;
  • Prova prática: Esta prova é a mais aguardada. Este teste é totalmente prático, no qual você deverá dirigir um carro junto com o instrutor do Detran;
  • Emissão do documento: Esta é a etapa final, onde será emitido o seu documento, caso seja aprovado.

➤  Veja como consultar o RENAVAM 2019

Atenção: A CNH com CHIP 2019 é válida por cinco anos para quem tem até 65 anos de idade – acima disso o prazo cai para três anos!


Alguma dúvida? Faça um Comentários

comments